Playcenter



O Playcenter começou a operar no início da década de 70. Ele operava no Ibirapuera e tinha algumas atrações como o Carrossel, Auto Pista, Calhambeque, algumas atrações infantis e a primeira montanha-russa de aço do Brasil, a Ciclone. Em sua inauguração, o público já esperava na porta do parque desde as 7 da manhã. O parque abriu pela primeira vez suas portas às 10 horas.


Com o sucesso do parque, ele teve que expandir o seu terreno, e foi aí que o Playcenter se mudou para a Barra Funda. No dia 27 de Julho de 1973, o parque reabre na Barra Funda onde está até os dias de hoje. Na época, inaugurou com 50 mil m² e tinha 20 atrações. Entre as principais, o Splash, o Teleférico, e a Super Jet que foi carro chefe por anos. 


Logo, o parque virou cartão postal de São Paulo. Ainda em 1973, o Playcenter realizou o primeiro Dia Especial , dia em que parque abre exclusivamente para 5 mil crianças com portadores de deficiência física, mental ou sensorial. Em 1975 criou o Passaporte da Alegria que por um preço só, você brincava o quanto quisesse nas atrações (exceto pagas à partes.) 


Nos anos seguintes, o parque continuava crescendo. Trouxe a montanha-russa Tornado em 1982, e viu que precisava de mais espaço. Com a ajuda da Prefeitura, o Playcenter aumentou sua área que na época era de 50 mil m² para 110 mil m². Então, trouxe atrações como a Colossus, que foi a primeira montanha-russa com looping do Brasil(1982-1986), o Show dos Golfinhos, espetáculo de acrobacias de golfinhos (inclusive Flipper, o famoso golfinho do seriado de TV) e baleias em um tanque (1983 a 1989), e o Show dos Ursos, em que atores vestidos de ursos cantavam e dançavam.


No final da década dos anos 80, surge o evento Noites do Terror, que foi pioneiro no Brasil. Atualmente, é o maior e mais rentável do parque.


A Década de 90 foi marcada por inovações. Em 1995, o Playcenter anunciou o Great Adventure Park, que seria um parque temático no interior de São Paulo. Algum tempo depois, quando já estavam chegando as atrações, o Playcenter decidiu abandonar a idéia e passou adiante, foi quando surgiu o Hopi Hari. Criou o PlayCiência em 1997 que é uma aula de Ciência no Playcenter. Além disso, trouxe a Boomerang, uma montanha-russa exclusiva na época na América do Sul. Ainda em 1997, o grupo GP Empreendimentos, que tinha 50% das ações do parque, assumiu o controle da empresa. Por causa da desvalorização do Real, o Playcenter em 1998 entrou em crise, e em dezembro de 2001, tinha uma dívida de R$ 145,3 Milhões. Em 2002, era o fim da "era" GP quando ela vendeu de volta para seu antigo presidente Marcelo Gutlas. 



 Para levantar o parque, Marcelo Gutlas cortou gastos ampliou eventos e mudou o foco do público dos adolescentes para a família, além da compra de novos brinquedos. Em 2005, o parque devolveu parte de sua área de 110 mil m² para a prefeitura, diminuindo seu tamanho para 85 mil m². Nesse período, trouxe atrações como Crazy House, reformou o Splash e outros.

Há indicios que o parque poderá ampliar novamente seu terreno para que tenha um número maior de atrações, mas isso não está confirmado ainda. 

Curiosidades :

- Quando a Ciclone veio ao Brasil( no parque de Ibirapuera), teve que funcionar 24H para que atendesse a demanda do público

- Quando retiraram a Colossus, o público pedia que ela voltasse, então, tempos depois, trouxeram a Looping Star, que é parecida com a Colossus. Esta continua no Parque até hoje.

- Entre 1989 e 1991, o parque chegou a receber mais de 2 milhões de visitantes cada ano. 

Breve, lista de atrações !!