domingo, maio 17, 2009

Hopi Hari : ONG leva para o parque cerca de 1,4 milhões de crianças


Esta é a quarta edição do evento que ocorre uma vez por ano: outros 1,4 mil voluntários acompanharam crianças 

Cerca de 1,4 mil crianças carentes de Campinas e São Paulo participaram neste domingo (17/5) no Hopi Hari, em Vinhedo, do Dia do Sonho, um projeto organizado pela Ong Sonhar Acordado para promover a integração de crianças que vivem em instituições e jovens voluntários. Esta é a quarta edição do evento que ocorre uma vez por ano.

De acordo com a diretora nacional da Ong, Renata Malheiro, de 29 anos, além de proporcionar um dia diferente a quem não tem oportunidade, o Dia do Sonho é uma mobilização para convidar jovens para o trabalho voluntário. 'Precisamos experimentar esta força para construir um mundo melhor. O objetivo é marcar a vida das pessoas com um dia de amor e carinho' , disse.

Segundo ela, pelo menos metade das crianças participantes, com idade entre 5 e 11 anos, nunca haviam passado um dia em um parque de diversões. Elas vieram de creches e abrigos de 20 comunidades carentes. Além de aproveitar os brinquedos, elas tiveram dois lanches durante o dia e foram acompanhadas por tempo integral pelos voluntários que mantiveram a animação mesmo durante à espera de duas horas em filas para acessar os brinquedos mais cobiçados.

Os 1,4 mil voluntários que se inscreveram para o projeto participaram como padrinhos das crianças. Eles passaram por um treinamento para acompanhá-las nos brinquedos. A administradora de empresas Amanda Buona, de 31 anos, trocou a festa do seu aniversário com a família e os amigos para comemorar com as crianças no parque. Ela participou do projeto como voluntária pela segunda vez.

'Troquei a balada para vir para cá. Não tem comparação. É maravilhoso, a gente só se diverte e aprende. Não é trabalho, é uma experiência única', disse.

A estudante Aline Inácio, de 20 anos, foi voluntária pela primeira vez. 'Não tenho palavras. Aprendi muito hoje', disse. Ela acompanhou Camila, de 9 anos, do Centro Educativo e Recreativo Arca de Noé de Campinas. 'É a primeira vez que venho. Foi muito divertido. As tias são muito legais', disse a menina.


Projeto

Segundo a diretora de comunicação do Sonhar Acordado Campinas, Paula Uiser, o projeto serve também para que as crianças acreditem que vale a pena sonhar e para que os voluntários compreendam a importância de uma atitude solidária. Os interessados em participar como voluntário do Sonhar Acordado Campinas deve realizar um cadastro no site www.sonharacordadocampinas.com.br. Todos os inscritos passam por uma capacitação antes das atividades para entender os objetivos de cada programa, as responsabilidades, cronograma de atividades, além de assistir depoimentos e vídeos de motivação.

A Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que visa comprometer jovens líderes com o desenvolvimento da sociedade, independente da religião ou afiliação política.

Hoje, a Ong está presente em dez cidades do Brasil e em nove países no mundo. O trabalho teve início no México, em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário